Pages

2 de março de 2012

Obras de infraestrutura abrem frente de trabalho para biólogos

São Paulo - A expansão de novos projetos de empreendimentos imobiliários e obras de infraestrutura combinados com a exigência de estudos de impacto ambiental aquecem demanda por biólogos.
"Eles são um dos principais pilares desta área", afirma Flavio Morato Galvão, CEO e consultor da ECP Sistemas Ambientais. "Ao fazer o estudo de impacto ambiental, você analisa o meio físico, sócio econômico e biótico. Este último é responsabilidade dos profissionais de ciências biológicas".
Em campo, eles têm a função de fazer o levantamento de todas as espécies vegetais e animais presentes no local do futuro empreendimento, a previsão do impacto da obra e desenvolver programas para mitigar esses efeitos.
Para atuar no setor, é recomendável que o biólogo tenha especialização em um dos ramos da biologia. "É raro encontrar um profissional especializado para tocar todas as partes", diz o especialista. Por isso, geralmente, uma equipe de biólogos atua em cada estudo de impacto ambiental.
Além disso, a carreira também exige que o profissional, necessariamente, saiba lidar com equipes multidisciplinares. "Em um estudo grande, você terá mais ou menos 30 especialistas e não só biólogos", afirma.
"Estudos de impacto ambiental lidam com investimentos da ordem de bilhões de reais. Se for mal feito, faz com que as obras atrasem e haja prejuízos", diz Galvão.   Por EXAME Carreira.         


0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright (c) 2010 SEU MEIO. Design by WPThemes Expert
Themes By Buy My Themes And Cheap Conveyancing.